“Terreno onde Fla pode erguer estádio é bem localizado, quase do tamanho do Maraca”


Coluna do Flamengo / Fonte Mauro Cézar/ESPN

O terreno que o Flamengo poderá adquirir em Manguinhos, para lá construir seu estádio, tem ótima localização. Na Avenida Brasil, vizinho da rodoviária, a poucos quilômetros do Maracanã e dos dois aeroportos, tem fácil conexão com as Linhas Vermelhas e Amarela, que levam a outros pontos do Rio de Janeiro.

Algo em torno 50 mil a 55 mil torcedores é a capacidade que o clube planeja para o futuro empreendimento. Mas antes, será preciso exercer a opção de aquisição, que vale por 120 dias, tempo que será utilizado para fazer os estudos necessários de documentação, viabilidade do terreno etc.

O local possui cerca de 160 mil metros quadrados. O Estádio Olímpico Nilton Santos, também conhecido como “Engenhão”, tem 128 mil de área construída. Já a do Maracanã é de 186 mil. Ou seja, pode comportar ampla estrutura. “Com uma estação de BRT sendo construída praticamente em frente”, destaca o vice de patrimônio do clube rubro-negro, Alexandre Wrobel (veja vídeo abaixo).

A meta de ficar com o Maracanã está distante. Uma nova licitação, se acontecer, não será antes de 2018 e o nó envolvendo governo do Estado e Odebrecht, que detém a concessão, é enorme. No clube, pessoas antes favoráveis a lutar por ele mudaram de ideia. O sonho do estádio próprio ganhou força nos últimos meses.

Politicamente, para o presidente Eduardo Bandeira de Mello (vídeo abaixo) seria ótimo deixar o cargo ao final do próximo ano sendo o Flamengo o gestor do maior estádio da cidade. Contudo, o cenário é tão confuso e indefinido que a aquisição do terreno e o projeto, talvez com início das obras, já seriam importante legado.

Bandeira não confirma oficialmente, e na terça-feira, em entrevista ao Sportv, mais uma vez desconversou, mas nos bastidores não são poucos os que dão como certa sua candidatura às eleições de 2018. O blog de Gabriela Moreira publicou nota a respeito em maio — clique aqui e leia —, quando ele esteve com Marina Silva.

Antes, em abril, a coluna Radar, da revista Veja, publicou que o PSOL conversava com o dirigente. Em junho, afirmou que três partidos o disputam — clique aqui. O mesmo site trouxe, há poucos dias, nota sobre a presença do presidente em evento onde esteve Marina, cujo partido (Rede) o estaria cortejando para que dispute o governo fluminense pela legenda — clique aqui para ler.

As boas relações de Bandeira de Mello com o prefeito Marcelo Crivella, com o qual apareceu publicamente algumas vezes em 2017, inclusive com ação beneficente na estreia do time no Campeonato Brasileiro; poderão ser importantes. Isso porque a região carece de melhorias e a revitalização de áreas mais carentes a partir da construção de um estádio é modelo amplamente adotado na Europa. Seria importante para a cidade, naturalmente, o que depende de boa vontade e relações políticas, além de dinheiro, algo raro no Rio de Janeiro nos últimos tempos.





São Januário – 2,2 km
Rodoviária Novo Rio 4,2 Km
Maracanã – 5,4 Km
Tijuca – 8,3 Km
Méier – 8,5 Km
Aeroporto Santos Dumont – 9,7 km
Engenhão/N.Santos – 10,8 km
Aeroporto do Galeão – 12,6 Km
Aterro do Flamengo – 12,6 Km
Estádio da Ilha – 13,6 Km
Sede da Gávea – 15,2
Niterói – 15,9 Km
Duque de Caxias – 17 Km
Copacabana 19,8 Km
Barra – 25,5 Km
Estádio do América – 27,8 Km
Nova Iguaçu – 33,6 Km
CT Ninho do Urubu – 45,3 Km

Postar um comentário

[blogger][facebook][disqus]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget