Com novas peças, técnico tem mais uma semana de preparação antes do jogo contra o Athletico-PR, em Curitiba, pela Copa do Brasil. Veja análise por setor
Fonte Globo Esporte:
A uma semana da estreia oficial de Jorge Jesus no Flamengo, contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil, a equipe do Flamengo vive um momento de adaptação e mudanças . A começar pelo esquema tático, colocado em prática pela primeira vez na vitória por 3 a 1 no jogo-treino com o Madureira, no último sábado. A disputa por posições está aberta, e o técnico português terá que montar seu quebra-cabeças.
Durante o período de Abel Braga esteve no comando, a disputa no primeiro semestre se restringiu basicamente a Diego x Arrascaeta. Agora, no 4-1-3-2, a tendência é de que o leque seja ampliado. E mais reforços ainda vão chegar, provavelmente em todos os setores. O único que já veste rubro-negro é Rafinha.
Em relação ao duelo com Madureira, Jesus terá de novidades Rafinha, Arrascaeta e Cuéllar, além de Trauco, que nesta quarta disputa a semifinal da Copa América com a seleção peruana.
Defesa
O Flamengo ainda busca reforços para zaga e lateral esquerda. Filipe Luis está na mira do clube, mas só vai anunciar seu futuro após sua participação na Copa América. Por enquanto, a entrada de Rafinha é a única novidade. Ele já participou de atividades táticas entre os titulares e a tendência é que fique à disposição para o jogo contra o Athletico, pela Copa do Brasil.
Volantes
Jorge Jesus indicou que jogará apenas com um volante. Arão foi o escolhido no jogo-treino, e em alguns momentos atuou quase como um terceiro zagueiro. Cuéllar retorna ao clube nesta quarta, depois de defender a Colômbia na Copa América, e a tendência é de que tome conta da posição, assim como tem acontecido há bastante tempo.
Meio-campo
O técnico português frisou que o Flamengo vai ao mercado em busca de um segundo volante. Gerson, que pertence ao Roma e jogou por empréstimo na Fiorentina na última rodada, é um alvo. A diretoria pretende investir em sua contratação. Contra o Madureira, Diego fez a função se dividindo entre marcar e criar. Recebeu elogios de Jesus.
Rival do camisa 10 no primeiro semestre na disputa por uma vaga no time, Arrascaeta se reapresentou nesta segunda. Apesar de ter jogado centralizado boa parte do primeiro semestre, o uruguaio não tem características defensivas para esta função na hora de recomposição.
linha de 3 - setor de criação
Centralizado:
Diego - conta a seu favor a liderança - foi mantido capitão - e a maior intensidade sem a bola na hora de auxiliar a marcação.
Arrascaeta - é um jogador mais vertical, com visão de jogo e tem o apoio da torcida.
Esquerda
Vitinho - foi quem melhor aproveitou o período de intertemporada. No jogo-treino, fez dois gols, jogou bem e ganhou elogios de Jesus.
Arrascaeta - é acostumado ao setor, teve boa atuação por ali contra o Fortaleza, seu último jogo pelo Flamengo.
[ads-post]
Bruno Henrique - Dono da ponta esquerda no primeiro semestre com ótimos números: 22 participações diretas em gols. No jogo-treino, foi atacante ao lado de Gabigol.
Direita
Everton Ribeiro - melhor jogador do time no primeiro semestre. Supre a falta de velocidade com muita técnica e visão de jogo. Ainda se recupera de uma lesão no tendão de Aquiles e não entrou em campo no último sábado.
Berrío - tem como ponto a velocidade, mas parece ter largado atrás com Jesus. Foi um dos últimos a ser testado no jogo-treino.
Lucas Silva - O mais inexperiente. Ganhou oportunidade de iniciar contra o Madureira, mas não teve destaque. Corre por fora.
Ataque
Jorge Jesus tem optado por não usar um homem de referência. Contra o Madureira, foram dois atacantes mais soltos na frente, Gabigol e Bruno Henrique, artilheiros do time na temporada, com 14 e 13 gols, respectivamente. A dupla passou em branco.
Lincoln vem sendo observado com carinho pelo português. Jogou todo segundo tempo contra o Madureira e, no treino da última segunda-feira, esteve entre os titulares, em um time que contou com um jogador a mais - 11 na linha. Caso seja a opção de Jesus, pode atuar ao lado de Gabigol. Nesse caso, Bruno Henrique seria deslocado para brigar por uma vaga na esquerda.
Vale destacar que a busca por um centroavante é uma das prioridades do Flamengo no mercado. O clube fez proposta por Pedro, mas pisou no freio da não desgastar a relação com o Fluminense, parceiro na gestão do Maracanã.
Postar um comentário