Flamengo aguarda Copa do Brasil para retomar conversas por renovações

Foto: Icon Sport 
Flamengo tem cinco jogadores com contrato terminando em dezembro, além de buscar outras renovações, com Gabigol e Fabrício Bruno


Com a luta pelo título do Campeonato Brasileiro distante, é possível afirmar que todas as atenções do Flamengo estão focadas na decisão da Copa do Brasil. A equipe não poupa esforços para chegar no melhor nível possível, e a diretoria cobra para que o resultado não seja diferente do título. Por isso, nem mesmo os contratos expirantes ganham grande atenção neste momento da temporada.


A Trivela entende que a postura do Flamengo segue a mesma: quer fechar renovações só no fim da temporada, ainda que tenha projetado conversas iniciais com alguns atletas. Bruno Henrique, por exemplo, foi um desses casos, mas entende que não é o momento oportuno para continuar as negociações. Passada a Copa do Brasil, o departamento de futebol iniciará suas movimentações.


As possíveis renovações do Flamengo, caso por caso 


No começo da temporada, o Flamengo tinha sete atletas com contratos até dezembro de 2023: David Luiz, Rodrigo Caio, Filipe Luís, Vidal, Marinho, Bruno Henrique e Everton Ribeiro. Marinho e Vidal, contudo, já deixaram o Rubro-Negro na janela do meio da temporada, evidenciando que não estavam nos planos. Curiosamente, ambos tiveram problemas com Jorge Sampaoli.


Sobram cinco, sendo que dois já tem situação bem encaminhada com o Flamengo. Os staffs de Everton Ribeiro e Bruno Henrique estão cientes de que a vontade pela renovação é mútua e aguardam uma movimentação do departamento de futebol para selar acordo. Os dois têm mais de 30 anos, ou seja, podem ter que fazer reajuste salarial para permanecer no Ninho do Urubu.


Filipe Luís é a grande incógnita, já que tem a mesma situação de Bruno Henrique e Everton Ribeiro, mas ainda precisa decidir sobre seu futuro. Existe a possibilidade dele receber renovação nos mesmos moldes de Diego Ribas, que encerrou a carreira no Flamengo. O lateral deseja finalizar um período de vitórias perto da torcida rubro-negra.


— Eu amo o Flamengo. Se eu não ficar no Flamengo, eu não vou mais jogar futebol. Isso é uma coisa que eu já tenho decidido. Meu objetivo é lutar por uma vaga no time titular. No momento, não estou pensando em ser técnico, em ser auxiliar, estou pensando em buscar uma vaga no time. Está sendo difícil, mas estou lutando muito para ficar saudável — disse, em maio.


O caso de David Luiz é o mais complicado e demandará uma atenção especial por parte do Flamengo. O contrato do zagueiro possui uma cláusula que renova automaticamente o documento caso ele entre em campo por mais de 45 minutos em 20 partidas na temporada. A meta já foi batida, mas o departamento de futebol conversará com o zagueiro para tentar virar o jogo.


David Luiz não fez boa temporada pelo Flamengo e sofre com problemas físicos — ele foi o jogador que mais teve lesões musculares no clube em 2023. Por isso, a diretoria rubro-negra está mais afastada da ideia de renovar. O alto salário do defensor, um dos maiores do elenco, também pesa na decisão.


Para Rodrigo Caio, o fim está próximo. Depois de grandes temporadas em 2019 e 2020, o zagueiro batalhou contra o próprio corpo, e os problemas físicos se acumularam. O camisa 3 praticamente não entrou em campo em 2023 — foram apenas nove jogos na temporada, apenas dois com Sampaoli — e, mesmo em condições físicas, deve deixar o clube.


Flamengo quer garantir Gabigol e Fabrício Bruno 


Além dos jogadores que estão em fim de contrato, o Flamengo também quer se proteger no mercado e renovar com mais atletas. É o caso de Gabigol e Fabrício Bruno, que iniciaram conversas por renovação neste mês, embora elas não tenham passado do estágio inicial. Assim como todos os outros, a situação da dupla só será definida depois da Copa do Brasil.


O atual vínculo de Fabrício Bruno vai até 2025, ou seja, já é considerado longo, mas o Flamengo deseja garantir o defensor no clube até 2027. A Trivela apurou que o zagueiro está atraindo olhares do mercado europeu e do mundo árabe e pode receber propostas na próxima janela. O salário defasado também é uma das razões para a busca da renovação.


Gabigol quer permanecer no Flamengo. Ele não possui mais uma boa relação com Marcos Braz, vice-presidente de futebol, mas permanecerá no Ninho do Urubu enquanto o dirigente também estiver. A intenção de clube e jogador é de renovar por mais cinco temporadas, deixando o atacante e ídolo de uma geração no Rubro-Negro até 2028. O atual vínculo vai até dezembro de 2024.


Futuro de Sampaoli também será definido depois da Copa do Brasil 


Apesar de todos os casos pendentes, a situação a ser resolvida primeiro será a de Jorge Sampaoli. Pressionado e respaldado apenas por Rodolfo Landim, o treinador está ciente de que não deve ter continuidade no Flamengo e precisa do título da Copa do Brasil para “sair por cima”. Caso vença, é possível que ele termine o ano no Rubro-Negro, antes do departamento de futebol começar as buscas por um novo nome.


Uma derrota na decisão, contudo, acelera o processo de demissão e inicia a procura por um substituto. No momento, tudo no Flamengo gira em torno da Copa do Brasil, que será disputada nos dias 17 e 24 de setembro, contra o São Paulo. Por ter perdido o sorteio dos mandos de campo, o Rubro-Negro recebe o Tricolor no Maracanã para decidir o título no Morumbi.


Fonte: A Trivela 

Postar um comentário

[blogger][facebook][disqus]

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget